Centro Cultural

A Exposição

Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis)

A exposição Peasant Da Vincis inaugurou o novo Rockbund Museu de Arte e é um projeto pioneiro criado por Cai Guo Qiang, que exibe as invenções dos "Da Vincis do Povo", inventores amadores chineses. São dezenas de máquinas, e instalações com curadoria de Cai.

Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo (Peasant da Vincis) explora o tema da criatividade humana, o desejo insaciável universal de inovar em busca da modernidade, e a influência da natureza, da sociedade, da política e outros fatores culturais na invenção. A exposição se estende e o artista apresenta seu fascínio com os conceitos de experimentação, risco, fracasso e do relacionamento humano com o universo.

Como resultado, temos um grupo de obras surreais que geram instalações em larga escala como aviões,

submarinos, helicópteros, navios, porta-aviões e discos voadores. A mostra é acompanhada por documentários sobre os seus criadores e filmes sobre as primeiras expedições espaciais soviéticas. A exposição será ainda mais inusitada com a construção no local de um porta- aviões, um foguete e os robôs programados para reproduzir obras de: Jackson Pollock, Yves Klein, Damien Hirst e o próprio Cai Guo-Qiang.

A mostra Cai Guo-Qiang - Da Vincis do Povo se estende além da exposição, e inclui atividades e ações interdisciplinares e educativas com a participação de universitários, estudantes do ensino médio e fundamental, além de ateliers desenvolvidos especialmente para crianças.

A curadoria é de Marcello Dantas, um dos mais ativos e respeitados fomentadores de arte contemporânea no Brasil nos últimos anos.